quinta-feira, 27 de junho de 2013

Baba de Camelo




E a baba de camelo foi a sobremesa eleita para a festa São Joanina. E fiz em duplicado. Uma para minha casa, outra para a minha irmã levar a uma festa. Posso dizer-vos sem qualquer tipo de medo ou dúvidas, que é a minha sobremesa favorita. É, e já não a fazia há bastante tempo! Eu adoro, mas como sou suspeita porque fui eu que fiz, falo já com feedbacks de outras pessoas, claro, que têm espírito crítico e sei que nunca me mentiriam. Ela é, segundo uns, a melhor baba de camelo do MUNDO!!! :) Também sei que a doutrina diverge e que há quem ache muito doce e enjoativo, mas para mim, não há nenhuma sobremesa que se iguale a este sabor! Provem, é o que vos digo :)

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (já cozido ou uma lata normal a cozer cerca de 45 min na panela de pressão)
2 pacotes de natas para bater
6 gemas
Bolacha Maria ralada a gosto

Preparação:

Juntar a lata de leite condensado às gemas e mexer bem (eu mexo à mão mesmo, não uso batedeira). À parte, bata as natas em chantilly e envolva suavemente no preparado anterior. Por fim, polvilhar com bolacha triturada na 123 (ou colocar amêndoa se preferirem). Bom apetite!



quinta-feira, 20 de junho de 2013

Bolo de Côco




É incrível como aquilo que gostávamos antes, não se coaduna muitas vezes com o que gostamos agora! Foi o meu caso. Posso dizer que este bolo não ia figurar muito bem numa cozinha minha há uns tempos atrás, pois só há bem pouco tempo comecei a gostar de côco. Nem bolinhos de côco, nem bolos com côco ralado por cima...meu deus, como detestava! Agora, como que por magia, passei a gostar e MUITO! O mesmo se passou com a manga, aprendi a gostar de manga quando provei mousse de manga pela primeira vez e agora AMO...:) Bom, este é um bolo delicioso, com uma textura tipo queijada, molhadinho (claro!), e mais uma receita que vos transmito para que possam fazer as delícias dos vossos. Espero que gostem tanto como eu! :)

Ingredientes:

1 iogurte de aromas (que vai servir de medida para os restantes ingredientes)
6 ovos
3 medidas de açúcar
2 medidas de farinha
1 medida de côco (ralado)
1 medida de óleo
1 colher de chá de fermento
sumo de uma laranja

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.
Comece por juntar o iogurte de aromas num recipiente para bater. De seguida, os ovos, o açúcar, a farinha, o côco ralado, o óleo, a colher de chá de fermento e o sumo de laranja. Bater muito bem. Entretanto unte bem com manteiga e farinha uma forma de tarte (de preferência e sem buraco) e disponha lá o preparado anterior. De seguida, colocar no forno cerca de 35 a 40 min...et voilá! :)

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Pavé de Biscoitos Folhados




Antes de mais, quero pedir desculpa pela demora, mas aceitem a minha explicação. Ora, eu até fiz algumas sobremesas nestas últimas semanas, que ficaram deliciosas e que, por isso mesmo, acabaram rápido. Quando me lembrava, já elas iam no fim, não postei nada, porque sinceramente já não ficavam bonitas para as vir expor aqui. Desta vez não me esqueci de tirar, e por isso, aqui vai: 
Já há algum tempo queria deixar-vos com esta receita. Adoro pavês, acho que é mesmo o meu tipo de sobremesa preferido (como já repararam com a minha devoção pela Terra Negra :), e as sobremesas de colher no geral). Deixo-vos por isso a receita deste pavê de biscoitos folhados pura e simplesmente maravilhoso, doutra forma, também não vos passava...e fácil, que é o melhor! :)
Deliciem-se!

Ingredientes:

1 pacote de biscoitos folhados
1 pacote de natas para bater
1 lata de leite condensado
5 gemas 
A mesma medida/porção da lata de leite condensado em leite meio gordo


Preparação:

Leve ao lume a lata de leite condensado juntamente com as gemas e a mesma medida da lata de leite condensado, com leite meio gordo. Mexa sempre em lume brando até o creme ficar espesso e homogéneo.
Quando estiver pronto, deixe arrefecer. Entretanto disponha numa taça os biscoitos folhados (eu prefiro pôr primeiro os biscoitos folhados e depois o creme, mas podem verter primeiro o creme quando arrefecido e depois por os biscoitos que fica igualmente bom). Por cima dos biscoitos folhados verta o creme já preparado e por fim, bata as natas em chantilly. No final, decore a gosto, com fruta (morangos ou ananás, ou mesmo bolacha ralada).