Em Elvas, este doce, trazido por D. Constantino de Bragança da Índia, era tradicionalmente levado ao forno em pratos de estanho ou barro. Hoje, foi substituído por pratos de faiança.
A cereja no topo do bolo neste caso não seriam cerejas, mas sim umas ameixas de Elvas caramelizadas, mas como não tinha para guarnecer, não pus. Convenhamos que seria também apenas um apontamento neste belo doce, que com ameixas ou sem ameixas, é sempre uma excelente sobremesa. A receita:
Ingredientes:
6 ovos
250g de açúcar
6 colheres de sopa rasas de farinha
0,5l de leite
1 pau de canela
Canela em pó q.b
Canela em pó q.b
Casca de limão q.b
Preparação:
Bata as gemas com o açúcar e dilua a farinha no leite frio juntamente com o pau de canela e a casca de limão.
Misture ambos os preparados, incorpore bem e leve a lume brando até obter um creme. QUando começar a ver o fundo do tacho, retire do lume e deixe arrefecer. Retire também o pau de canela e a casca de limão. Bata as claras em castelo e misture as ao doce quando este estiver morno. Deite o preparado às colheradas num prato de ir ao forno alternando cada colherada disposta transversalmente no prato com outra colocada no sentido longitudinal. Leve a forno forte para crescer e abrir fendas. No final, polvilhe com canela em pó. Sirva frio.
Adoro :) Já não faço há algum tempo. Parecida com a minha receita. Nunca experimentei com as ameixas, apesar de ser assim que deve ser servido.
ResponderEliminarEstes doces regionais são do melhor deste mundo!!! :) Também nunca experimentei fazer com ameixas, esta foi a primeira vez que fiz este doce Sílvia! Nem fizeram falta ;)
ResponderEliminar